Velas | Significado das cores + Como eu uso.

Hell-o esquisitas e estranhas do meu negro coração!!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!!
O assunto hoje é bem pessoal e um pouco diferente do que a gente tem por aqui.
Como eu já havia dito, quero introduzir assuntos diversos por aqui, então resolvi começar com um assunto que adoro. Vamos falar sobre velas...
Eu já havia feito um post muuuuuuito antigo aqui no blog sobre velas, que era repost de um outro blog meu, mas como era um post velho e sem graça, resolvi apagar e fazer esse aqui.


Eu adoro velas. Tenho velas espalhadas por todo o meu apê. Velas de todas as cores e tamanhos.
Esse meu amor por velas começou na adolescência. Começou meio que de uma loucura, confesso...
Sempre tive problemas com fogo, sempre adorei olhar as chamas fluírem e tomarem forma. Tinha mania de ficar queimando fósforos, acendendo isqueiros, queimando papel... quando a luz acabava, era festa pra mim, porque ficava hoooras admirando as velas derreterem e as chamas balançarem.
Até então eu não sabia nada sobre velas, mas quando adentrei no mundo místico e comecei a estudar sobre bruxaria, descobri que existiam velas de todas as cores. Pronto, foi o pontapé pro meu vício. Kkkk
A partir daí foi que comecei a visitar lojas esotéricas/casas de artigos religiosos e comecei a adquirir velas de todos os tipos.
De um modo geral, acho que todas as religiões fazem uso de velas para alguma finalidade, mas falando da minha experiência como pagã, praticante de bruxaria, o uso das velas me serve para várias coisas. Para mim as velas simbolizam o poder de transformação, no caso, transformação de vontade em energia. O fogo é o elemento transformador e nos ajuda a elevar nossa energia ao plano astral.
Eu tenho o costume de acender velas sempre, seja para uma oração, para um encantamento, para meditar, ou só pra aromatizar o ambiente e observar as chamas.
O bom das velas é que elas são instrumentos fáceis de usar, de comprar, de guardar e dependendo do gosto de cada um, ainda servem como decoração!!

Como eu uso as velas?
Bom, as velas por serem de cera/parafina, são maleáveis, e por isso, criei o costume de gravar palavras, símbolos e sigilos nelas. Essas velas gravadas, uso somente para fins ritualísticos, pois ajudam a manter minhas intenções ativas e bem definidas. Assim como o ato de untá-las com óleos essenciais.
A unção das velas é feita de forma bem simples, mas tem de ser feita da forma correta: da base ao topo para um pedido/recebimento de energia (simbolizando a exaltação) e do topo à base para um banimento/retirada de energia (simbolizando a queda). Untar as velas também é muito bom para quem costuma meditar, porque o aroma em conjunto com a visualização da chama, faz com que o estado de consciência se altere mais rapidamente. Eu adoro meditar, então, comprovo a eficiência. :)

Como eu disse anteriormente, tenho velas espalhadas pela casa, pois adoro deixá-las como decoração. Confesso que para esse fim, prefiro as velas de 3 dias, aquelas pequenas e gordinhas. Como essas velas na maioria das vezes são básicas, gosto de pingar algumas gotinhas de essência nelas para acender. Assim, além de uma decoração aconchegante, também tenho cheirinho bom pela casa. *-*
Outro uso bacana para velas é criar ambientes aconchegantes e misteriosos. Tente passar uma noite só a luz das velas, jante a luz de velas, tome banho a luz de velas, converse com alguém a luz de velas, é um clima totalmente fora do comum (principalmente a parte do banho, experimentem).
Enfim, o uso de velas é bem pessoal, não só para fins místicos. Velas acesas são fontes de luz, de calor e de energia. Use-as como preferir. ;)

+ Dica de meditação: Sente-se num local tranquilo, silencioso e pouco iluminado. Acomode-se e fique confortável. Acenda uma vela a sua frente. Preste atenção nas chamas por alguns minutos, repare nos movimentos, nas chamas e seus formatos, sinta o calor na palma de suas mãos... Quais as sensações? Se tentarem, me digam depois!!


Significado das cores:
As velas coloridas tem significados diferentes, mas isso não impede de você usá-las como bem entender. Essa questão do significado é mais um guia, caso você queira algo bem específico, mas não precisa ser seguido a risca. Assim como tudo nessa vida, você escolhe aquela que te agradar mais, independente de como você pretende usá-la.

-Branca: É a mistura de todas as cores. Basicamente a cor universal. Pode ser usada para qualquer finalidade.
-Amarela: Traz criatividade, eleva o poder da concentração e da imaginação, ação/atração, inspiração/entusiasmo.
-Dourada ou Amarela clara: Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos, remove a negatividade, beneficia rituais para atrair boa sorte. Simboliza a energia solar (o Deus - energia masculina).
-Rosa: Favorece o romance e a amizade, é uma cor usada em rituais para desenvolver sentimentos afetuosos, feminilidade, honra, despertar espiritual, cura de espírito e comunhão.
-Vermelha: Simboliza saúde, energia, força corporal, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, coragem, aumenta o magnetismo em um ritual. Simboliza a energia solar (o Deus - energia masculina).
-Prateada: Remove a negatividade e encoraja a estabilidade, ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas, ajuda na meditação, força da transmutação. Simboliza a energia lunar (a Deusa - energia feminina).
-Roxa ou Púrpura: Simboliza o progresso, a quebra de má sorte, afasta o mal, ótima para entrar em contato com entidades astrais, ajuda na canalização de energia.
-Marrom: Cor da terra, equilíbrio, para rituais de força material, elimina a indecisão, atrai o poder da concentração.
-Azul Claro: Cor espiritual, ajuda nas meditações de devoção e inspiração, traz paz e tranqüilidade para a casa (harmonia doméstica). Sintetiza as situações.
-Azul: Cor primária e espiritual para rituais que necessitem de harmonia, luz, paz, sonhos e saúde. Simboliza a verdade, inspiração, sabedoria, proteção, compreensão, fidelidade, paciência, tranquilidade e honestidade.
-Verde Escuro: Cor da ambição, cobiça, inveja e ciúme, e quebra as influências destas forças num ritual.
-Verde: Promove prosperidade, fertilidade, abundância, generosidade, equilíbrio, estimula rituais para a boa sorte, dinheiro, harmonia e rejuvenescimento. Simboliza a energia lunar (a Deusa - energia feminina).
-Cinza: Cor neutra que simboliza confusão, mas também neutraliza influências negativas.
-Preta: Abre os níveis do inconsciente. Usada em ritual para induzir um estado alfa, simboliza também a negatividade a ser banida, no caso de rituais de devolução, reversão e desdobramento. Anula forças negativas, confere proteção e libertação de males.
------

Bom, então por hoje é isso.
Espero que tenham gostado.
Dúvidas, sugestões, críticas e elogios, deixem nos comentários!!
Mordidas e até a próxima!!

14 comentários:

  1. Eu acabei comprando um pacote de velas vermelhas pra deixar acesa ao lado da minha cama enquanto assisto algo no pc. Dá uma sensação de aconchego. E tomar banho a luz de velas é a maior delícia mesmo <3
    Eu sou meio viciada em fogo também, e sempre sempre sempre tenho a sensação de que velas acesas na casa, aromáticas ou não, deixam o lar mais aconchegante *-*

    Muito bom ler esses teu post sobre os significados das cores das velas, é bom associar uma coisa que eu faço apenas pra me deixar bem/animada com um significado maior.

    Beijão, lindona!
    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor d+ né? Eu adoro velas vermelhas, acho elas muito sensuais, acredita? Kkkkk
      Que bom que você gostou do post, espero que tenha ajudado de alguma forma. *-*
      Beijãozão.

      Excluir
  2. Adorei que você abordou essa temática. Queria por umas velas no meu quarto, mas queria eu mesma fazê-la, entende? E por um aroma, imagino fazer uma vela roxa ou azul com aroma de lavanda, o que acha?
    Já tomei banho à luz de velas, é mto loko hauahua Mas como eu tinha medo de escuro eu ficava olhando ao redor o tempo todo e não consegui aproveitar quase nada.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho sua idéia incrível. Nada melhor do que usar a criatividade para algo tão legal assim. Eu super apoio. E acho que vela azul/roxa com aroma de lavanda é uma combinação ótima.
      Não deve ser difícil de fazer, tem vários tutoriais no youtube ensinando a fazer velas.
      Se fizer, mostra pra gente, vou super querer ver o resultado. ♥
      Beijão.

      Excluir
  3. Amei, o post Suelen, Aprendi mais um pouco.
    super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Catia.
      Saudades de você e da Juju. ♥

      Excluir
  4. Me identifiquei demais com a parada de gostar de brincar com fogo haha, era eu ficar sozinha em casa e voilá. Eu gosto de velas, mas tenho tanto medo do escuro que nossa, pra eu conseguir me concentrar seria difícil, bem difícil haha. Adorei o post Su. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha bem vinda ao clube das piromaníacas!! xD
      Jura que você tem tanto medo assim do escuro? Mas as velas geram luz, talvez te ajudem até mesmo com isso... Não custa tentar né?
      Beijão.

      Excluir
  5. Susu! Mulher, eu sou a LOUCA das velas.
    Meu quarto é cheio de velas de tudo quanto é cor, tô doida pra ter minha casinha e espalhar minhas velinhas por ela. <3
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luluzinhaaaa, que saudades de você, lindona!!
      Que bom saber que você também gosta de velas. Fico feliz de não ser a única louca. Huahuahuahauahu
      Beijão.

      Excluir
  6. Eu também sou apaixonada por velas, embora eu admita que tenho muita preguiça de acender, haha. Acho que mais porque não tenho candelabros, nem um altar, nem nada legal onde acendê-las.

    Sendo umbandista, as cores das velas tem significados bem diferentes pra mim. Mas eu fiquei curiosa: na Umbanda a gente usa muita vela bicolor (metade de uma cor, metade de outra). O que tem a dizer sobre elas? Costuma usar?

    Beijinhos.
    Oh Mry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!!
      Eu acho muito bacana esse uso diferenciado de elementos para cada religião ou filosofia. Bom que a gente pode aprender mais sobre cada coisa.
      Se você puder, gostaria que me ensinasse o significado que elas tem pra você. Expandir informação e conhecimento nunca é d+. *-*
      E sobre as velas bicolores, confesso que uso bem pouco, tenho elas apenas como decoração. Essa que usei para as fotos é bicolor (preta embaixo e vermelha em cima). O que você pode me dizer sobre elas? Tem algum significado específico? Vou pesquisar sobre também. :)
      Beijocas.

      Excluir
  7. Amei esse post <3
    Velas são lindas,e mudam o clima rapidamente,amo tbm.
    Estou estudando e gostaria muito de ver mais posts seus sobre esse tipo de assunto.
    bjos
    Obs:não tem aparecido atualizações suas no meu blog,blogger sempre me trolando,aff

    ResponderExcluir
  8. Que post mais amor! ^^
    Adorei saber sobre o significado de cada cor de vela.
    Eu também adoro ficar olhando pras chamas das velas e viajando enquanto ela vai se queimando... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem aqui seus comentários, suas opiniões e críticas. Adoro ter esse contato com vocês. ♥